31 março 2014

*ANÁLISE DO ARQUITETO E URBANISTA RODRIGO BARINO SOBRE AS MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE BICAS. SIMPLES ASSIM!

Caros, venho na condição de Arquiteto e Urbanista manifestar meu ponto de vista a respeito das discussões geradas pela mudança de trânsito na cidade de Bicas. Deixo claro que não trarei respostas sobre o que deve ser feito, pois seria muita irresponsabilidade de minha parte apontar soluções sem nenhum estudo abrangente sobre o caso. Porém estou convicto que as soluções apresentadas estão totalmente precipitadas, inconsistentes na sua defesa e criando uma complexidade enorme em uma coisa relativamente simples.
Quanto à visita do Engenheiro de trânsito acho válido sim, entretanto somente ele, é incapaz de solucionar o problema. Uma mudança drástica como a proposta impacta não só no fluxo de veículos mais principalmente em como a cidade funciona, como as pessoas vivem e se relacionam, no comércio, este já prejudicado, no setor imobiliário, sem contar nas ruas sem nenhuma estrutura para receber tal mudança. Enfim dentre várias outras condicionantes.
Me parece um pouco irresponsável ou ingênuo tomar decisões que afetem tantas pessoas sem muito conhecimento no assunto. Digo isso não para criticar, pois não sei de quem partiu esta ideia, mais penso até que foi com as melhores intenções de resolver o problema.
Insisto que projeto como esse é de competência de um profissional Arquiteto e Urbanista, aí sim, juntamente com um engenheiro de trânsito assessorando dentre outros profissionais envolvidos, de acordo com a área abrangida e sobre tudo com a participação da população, pois é quem irá viver naquele espaço e é pra ela que ele existe.

Rodrigo Barino
Arquiteto e Urbanista.

Um comentário:

  1. concordo com o colega: fazer tantas mudanças radicais sem um estudo prévio, sem levar em consideração os costumes da população e comércio, agravado ainda principalmente pela falta de infraestrutura das demais vias por onde serão desviados o trânsito é algo muitíssimo preocupante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...