23 agosto 2013

* MAIS UMA BELA HOMENAGEM AOS PATRONOS DAS ESCOLAS DE BICAS. DESTA VEZ, O CEL. RETTO JÚNIOR.






















.
Fazendo parte do projeto “Resgatando a História de Homens Honrados”, recebi carinhoso convite da diretora da Escola Municipal Cel. Retto Júnior, Jussara Pereira Amaral Rossi para participar de um belo momento cívico em homenagem ao patrono da escola Cel. Francisco de Paula Retto Júnior. O evento aconteceu na manhã do dia 19 de agosto, às 08h30 no pátio da escola e contou com a presença de diversos familiares do homenageado e convidados.
Após todos os presentes cantarem o Hino Nacional, os alunos cantaram o belo Hino da Escola. Em seguida, foi apresentada a Monografia do Patrono com as datas mais importantes e marcantes de sua vida, destacando o seu nascimento em 15 de outubro de 1876 em Guarará; seu casamento com Josefa Bianco em 1897, com quem teve cinco filhos e sua entrada na política em 1898. Após ser Capitão da Guarda Nacional, foi promovido a Tenente Coronel por Hermes da Fonseca em 1910. Em 1914 é eleito Deputado Estadual, mudando-se para Bicas em 1915, tendo falecido aos 49 anos em 1925. 
Após a apresentação do histórico do homenageado, teve início a bela apresentação musical e dança das alunas do 2° ano com peneiras e vestidas a caráter, acompanhadas dos meninos lavradores enaltecendo as diversas funções do homem do campo.
Após, segui-se a apresentação dos alunos do 4° ano, um belo jogral com todas as letras do nome do homenageado enaltecendo suas virtudes.
Em seguida, Dona Lillian Retto Grunewald de Oliviera, neta do homenageado, representando todos os familiares presentes, foi convidada a participar de uma entrevista com alunos trazendo belas lembranças de seu Avô, destacando que Retto Júnior era autodidata, um homem à frente de seu tempo.
Terminando as apresentações musicais, os alunos do 1° ano fizeram mais uma bela homenagem.
Ao final, a aluna Isis Galil e Souza, tataraneta do Cel. Retto Júnior apresentou junto aos alunos todo o corpo docente da escola para, em seguida, convidar a todos os familiares e convidados a conhecer a sala especialmente montada onde através de fotos e documentos, foi resgatada toda a História do Cel. Retto Júnior e da escola ao longo de sua existência.
Parabenizo a todas e a todos os envolvidos nesta bela iniciativa de se resgatar a história através do projeto “Homens Honrados que fazem parte da Construção e da História de Nossa Cidade”. Sem dúvida, um grande evento!

Fotos gentilmente cedidas pela direção da Escola.
.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...