15 novembro 2012

* PALESTRA SOBRE A IMIGRAÇÃO FRANCESA EM BICAS E REGIÃO.


Marly com os alunos do Colégio COPEB.
Na manhã do dia 14 de novembro, participei de uma palestra apresentada por minha irmã Marly Mayrink aos alunos do Colégio COPEB. Tema – “Imigração Francesa em Bicas e Região”, tendo como base anos de pesquisas, num maravilhoso trabalho que resultou no belo livro “Dousseau: Enter, Franceses no Império do Café”.
Para mim foi gratificante participar deste momento, onde Marly pode mostrar para os estudantes a importância da imigração francesa para o desenvolvimento de nossa região, além de vê-la apresentar com grande prazer e emoção o resultado de suas pesquisas sobre essa importante fase da história de nossa região dividindo com os estudantes presentes uma importante parte de sua vida, de nossas vidas,  já que entre as famílias francesas que vieram para o Brasil estavam nossos bisavós, da Família Dousseau.
Foi entusiasmante ver os estudantes realmente interessados em conhecer esta importante parte da história de nossa região, parte da história de muitos biquenses e em especial, de alguns estudantes que ali estavam. A galera do COPEB participou com exemplar comportamento e principalmente grande interesse pelo tema.
Foi emocionante também ver minha irmã Marly expor o resultado de seus estudos e pesquisas com muita empolgação, prazer e uma “alegria estampada no rosto”, cativando a meninada e despertando grande interesse.
Agradeço à professora Giovana pela gratificante idéia da apresentação desta palestra aos alunos, à direção do Colégio COPEB pelo singelo convite e a todos os professores e profissionais envolvidos.
Sem dúvida, mais uma grande oportunidade de resgatar a história de nossa cidade e região. São oportunidades como esta que comprova o quanto nossa região é rica em grandes e belas histórias. E o melhor de tudo é perceber que a nova geração de biquenses deixa claro que valorizam cada vez mais a sua história, a história de todos nós, sinal animador de que nosso passado não se perderá no tempo.
Da esquerda para a direita, Rita, Giovana, Marly e Mônica.
Marly e o corpo docente do COPEB.
.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...