05 abril 2011

*"TENDAS DA CARIDADE". A CONTRIBUIÇÃO DO VOLUNTARIADO CATÓLICO NA SEMANA DA CARIDADE.

Cléia, Amarildo, João, Padre Sergio, Maria das Graças e Márcia na tenda da Forania São José.
 

Aconteceu nos dias 1 e 2 de abril a Tenda da Caridade, evento  da Igreja Católica realizado no Seminário Santo Antônio onde uma grande tenda foi montada num belíssimo espaço para que todas as Pastorais e movimentos Sociais da Igreja voltados para a Caridade tivessem a oportunidade de mostrar aos visitantes um pouco do grande projeto de caridade realizado na Arquidiocese.
A feira foi aberta com um momento de oração presidido pelo arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira e concelebrado pelo vigário episcopal para a caridade, Pe. Luiz Carlos de Paula. 
Dom Gil ressaltou a dimensão dos serviços de caridade que atendem a um número estimado em 60.000 assistidos, comprovando que a fé sem caridade não tem sentido: - "dentre a fé, a esperança e a caridade, a última é a mais importante delas. Pelo irmão a gente faz tudo. No fim da vida vamos ser avaliados pelas nossas obras", resumiu.
Dom Gil na celebração de abertura do evento.
Logo após a visita às tendas aconteceu conferência sobre “A Caridade na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja”. Na  palestra,  Pe. Geraldo Dôndice falou sobre a terceira encíclica do Papa Bento XVI, Caritas in Veritat.  Datado de 29 de Junho de 2009 (foi finalmente publicado no dia 7 de Julho de 2009), o documento “celebra todos os documentos sociais da Igreja”, conforme destacou o sacerdote.
Os trabalhos ficaram expostos para visitação nas tendas através de fotos, folders, vídeos e cartazes durante toda a tarde do sábado e manhã do domingo. 
Ao todo, onze Foranias, sete Pastorais e nove Movimentos e Sociedades se fizeram representar nas Tendas da Caridade.
São elas:
Foranias - São José, Santo Antônio, Mãe de Deus, São Vicente, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Líbano, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia, Bom Jesus, Santa Terezinha e São Miguel.
Pastorais - Da Criança, Da Saúde, Carcerária, Afro Brasileira, Do Menor, Da Saúde, Dos Surdos, Diaconia Hospitalar e dos Enfermos.
Movimentos e Sociedades - Comissão Justiça e Paz, Igreja em Marcha, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Movimento Fé e Luz, Obra dos Pequeninos de Jesus, Combate a Corrupção Eleitoral, Banco da Providência, São Vecente de Paulo e Fazenda Esperança.
A Paróquia São José de Bicas, pertencente a Forania São José, também enviou representantes das Pastorais e de Movimentos Sociais de Caridade, entre eles, a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Banco da Providência e Sociedade São Vicente de Paulo que apresentaram trabalhos de toda a Forania (Pastoral da Criança de Pequeri, Mar de Espanha e Chiador, Fazenda Esperança de Guarará, Alcoólicos Anônimos e Pastoral da Saúde de Santana do Deserto).
A opinião foi unânime entre os presentes - sejam agentes de pastoral ou visitantes: uma excelente oportunidade para conhecer o riquíssimo, numeroso e surpreendente trabalho desenvolvido pelas Pastorais Sociais e Movimentos de toda a Arquidiocese, momento também de trocar experiências e aprender.
Ao final do evento, o Arcebispo Dom Gil anunciou para alegria de todos que este não foi um evento único, mas o primeiro de muitos. Que a Semana da Caridade entrará no calendário oficial da Arquidiocese de Juiz de Fora.
Portanto, até a II Semana da Caridade - 2012!
Momentos da celebração de abertura oficial do evento.
A balança de pesagem da Pastoral da Criança despertou a atenção de todos, em especial, das crianças.
Tenda da Fazenda Esperança, mais um grande projeto de caridade.
Celebração de encerramento do evento com a apresentação de todas as pastorais e movimentos da Igreja Católica.
Até na montagem dos estandes, percebia-se a alegria estampada no rosto de todos os agentes de pastorais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...