25 janeiro 2010

*TRÊS MIL VISITAS!

Era outubro de 2008. Terminava meu mandato como vice-prefeito de Bicas e veio a necessidade de criar um novo canal de comunicação com a comunidade. Um novo espaço de debate onde pudesse continuar meu trabalho de incessante acompanhamento da administração de nossa cidade para opinar, elogiar, parabenizar e também para questionar, cobrar, buscar o melhor para Bicas. Veio então a idéia de criar este blog.
Apesar de reconhecer a dificuldade de muitos ao acesso à internet, era naquele momento uma boa alternativa de comunicação com a sociedade. No início, algumas dificuldades naturais. Era necessário divulgar o novo espaço de comunicação. Tinha também o receio natural quanto ao sucesso da idéia, se o blog despertaria nos biquenses e nos leitores em geral o interesse que eu sonhava. Confesso que naquela época pensava que meus objetivos quanto ao alcance deste trabalho ilustrassem um sonho muito difícil de realizar.
Passados alguns meses, em junho de 2009, descobri o recurso do contador de visitas. Hoje, um ano e três meses da criação do blog e seis meses após dar início ao contador de visitas, confesso que foi com muita alegria que vi o contador chegar ao número de três mil visitas. Tal fato me traz o grato e agradável prazer de poder dizer: valeu a pena! Agradeço a você, visitante e amigo leitor. Sem você, este sonho não se tornaria realidade.

23 janeiro 2010

*TRISTE REALIDADE.

.

Apresento algumas fotos para mostrar claramente a todos os leitores a dimensão do grave problema a que toda a população biquense está sendo exposta. As fotos mostram um terreno em frente ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, localizado na Av. Brasília, esquina com a Rua Baltazar dos Santos Faria, no Bairro Reto Júnior onde foram plantados milho e mandioca, ambos produtos aparentando ser de excelente qualidade e em ponto de colheita que foram totalmente comprometidos após a pulverização do ROUNDUP (capina química) nas ruas e calçadas em seu entorno no início deste mês de janeiro, fruto do uso desordenado e totalmente contrário às determinações da lei 1.264/2006 que, volto a ressaltar, é impossível de ser respeitada. Acredito que as fotos não deixam nenhuma dúvida, mas quero ressaltar mais uma vez alguns ítens constantes da bula do produto ROUNDUP Glifosato NA (não agrícola): 1 – INSTRUÇÕES DE USO Glifosato Nortox N.A. é um herbicida de ação pós emergente de ação sistêmica sobre ervas daninhas que são atingidas pela ação herbicida não somente na parte aérea, como nas raízes. 1.1 - ÁREAS NÃO AGRÍCOLAS É indicado seu uso em capinas químicas para erradicação da vegetação nas áreas NÃO AGRÍCOLAS, não florestais e NÃO URBANAS. 1.5 – INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS ÁREAS TRATADAS 24 horas após a aplicação. 2 – DADOS RELATIVOS À SAÚDE HUMANA 2.3 – PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO Evite ao máximo possível o contato com a área de aplicação. 2.4 – PRECAUÇÕES APÓS A APLICAÇÃO Não entre na área tratada com o produto até o término do período de reentrada (24 horas) Corpos de água: interrompa imediatamente a captação para o consumo humano ou animal. 2.5 – PRIMEIROS SOCORROS As formulações contendo glifosato têm ação irritante e potencial corrosivo para a pele e mucosas. Os efeitos são mais graves em crianças. Vias de absorção: digestiva, dérmica e mucosa.

ANTÍDOTO: NÃO EXISTE ANTÍDOTO ESPECÍFICO PARA O GLIFOSATO.
Ou seja, leitor, em defesa da saúde pública e do meio ambiente: Revogação da Lei 1.264/2006 já! Fim do ROUNDUP em nossa cidade já!

14 janeiro 2010

*ZILDA ARNS: "PÁSSARO PEQUENO QUE VOA ALTO E LONGE".

Zilda Arns, 75, vítima do terremoto de 7 graus que assolou o Haiti participava de missão humanitária. .
Índios brasileiros a chamavam de ZIQUITI, “Pássaro pequeno que voa alto e longe”. Quis o destino que “voando alto e longe” perdêssemos Dra. Zilda Arns Neumann, idealizadora, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, vítima do terremoto que abalou o Haiti. Há pouco tempo, publiquei neste blog uma matéria sobre o Natal da Pastoral da Criança em Bicas. Vivi a emoção de ser o “papai noel” da criançada numa singela mas bela festa, feita da auto doação de muitos líderes de pastoral de Bicas inspirados nesse “pássaro pequeno” que nos ensinou a voar e que antes de viajar ao Haiti, enviou uma carta aos coordenadores e líderes das pastorais pelo País deixando uma última missão: encontrar e atender novas gestantes: “Comece desde já a organizar o mutirão em busca das gestantes em sua comunidade. Fique sempre de olho nas novas gestantes. Seu apoio é muito importante para que elas tenham uma gravidez saudável e feliz". Na carta, Zilda se despede desejando um feliz 2010 aos coordenadores e líderes da pastoral:
"Desejo que em 2010 você tenha sempre mais oportunidades de aprender e compartilhar esses conhecimentos com as famílias... A você, o meu carinho especial de quem está sempre ao seu lado". Não tenho dúvida de que ela sempre estará ao nosso lado!
Como ela sempre afirmou, “Amar é se doar, Amar é acolher, Amar é ver o outro crescer”. Inspirador da ação humanitária conduzida pela irmã desde 1982, o arcebispo emérito de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns afirmou que a coordenadora e fundadora da Pastoral da Criança, "morreu de uma maneira muito bonita, na causa em que sempre acreditou”. “Que Deus acolha no céu, aqueles que na terra lutaram pelas crianças”.

09 janeiro 2010

*2010! NOVO ANO, VELHAS PRÁTICAS QUE PRECISAM SER VENCIDAS!

Pois é! Começou 2010 e vejo que será mais um ano de muito trabalho, muita luta e muito debate! São tantos e tão importantes os temas que fervilham nesta cidadezinha maravilhosa em que vivemos que não tenho dúvida de que o ano promete. E resolvi começar o ano abordando um tema que já está ficando velho e batido neste blog, mas infelizmente muito atual e presente em nossas vidas. Falo do ROUNDUP, a infeliz prática da capina química adotada em nossa cidade, que após uma trégua da prefeitura (que me levou a crer que o bom senso havia prevalecido), infelizmente voltou a ser usado. Tive muito trabalho nos anos de 2008 e 2009 por causa deste problema. Sempre priorizei o diálogo e acreditei no bom senso. Apresentei a todas as autoridades diretamente envolvidas na questão um trabalho completo demonstrando claramente a dimensão do problema: estão expondo toda a população a um veneno perigosíssimo, explicitamente demonstrado em sua própria bula! Realizamos seminários sobre o tema, fiz e apresentei pesquisas, estudos e debates apresentando também números, informações e dados técnicos que comprovaram se tratar de um caso grave de saúde pública, fatos que levaram à aprovação de moções e pareceres em Conselhos Municipais e Conferências, documentos sérios e de grande importância aprovados sempre por unanimidade, pois sempre procurei deixar bem claro os riscos a que toda a população está sendo exposta. Confesso que depois de tudo isso, o ano de 2009 para mim terminou de forma extremamente triste e decepcionante, pois fiquei e ainda estou com a sensação de que foi tudo em vão. Decidi então começar 2010 debatendo o tema, decidido também a levar o debate a todos os espaços democráticos. Como já disse, trata-se de questão de saúde pública! Espero sinceramente que o bom senso prevaleça, culminando com a revogação da lei que autoriza o uso deste veneno altamente tóxico nas ruas de Bicas. Ou seja: 2010 será um ano de muito trabalho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...