07 julho 2009

*I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. EXERCÍCIO DE CIDADANIA!

“Conferência: Sinônimo de participação, debate, propostas, mobilização. Alicerce para a democracia, para a pluralidade e para inclusão. Um verdadeiro exercício de cidadania.”
.
"...ai daqueles e daquelas, entre nós, que pararem com sua capacidade de sonhar, de inventar a sua coragem de denunciar e anunciar".
Estas frases, partes integrantes do convite ao evento, sintetizam muito bem, de forma precisa e inequívoca, os objetivos de uma Conferência.
E é claro que eu não poderia faltar! Com este espírito participei junto a toda a comunidade educacional de nosso município da "I Conferência Municipal de Educação", realizada nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. Todos que me conhecem sabem de meu encantamento por estes espaços de democracia plena. Grandes palestras, belas apresentações culturais, grandes debates, avaliação para correções de trajetória, maravilhosas propostas, enfim, momentos que nos levam ao máximo exercício da cidadania. Já na abertura, o público presente foi brindado por uma excelente palestra do Prof. Eduardo, representando a Reitoria da UFJF/MG, que discorreu sobre o papel social das universidades públicas e os desafios a serem enfrentados para a realização deste objetivo.
Marina do N. Neves Felizardo - UFJF/MG brindou a todos os presentes com a palestra "A Cultura Afro-Brasileira e o Currículo Escolar".
Núbia Aparecida Schaper Santos - UFJF/MG, que apresentou a palestra "A Integração do Cuidar e Educar (Educação Infantil)".
O primeiro dia de trabalho foi dedicado a apresentações culturais e excelentes palestras, com temas de grande importância como “A Cultura Afro-Brasileira e o Currículo Escolar”; “FUNDEB e suas implicações na Educação”; “Construção da Cultura da Paz no Contexto da Escola” e “A Integração do Cuidar e Educar (Educação Infantil)”.
Além das palestras, o público presente pôde apreciar e curtir nove apresentações culturais de alunos da rede de ensino municipal, estadual e particular de nosso Município, não cabendo aqui destacar este ou aquele trabalho, pois todas as apresentações foram realmente maravilhosas.
Alunos da Escola Municipal Dr. Matheus no momento da apresentação cultural.
Momento de descontração com os alunos da Escola Estadual Mário Bianco Gianini, após bela apresentação cultural.
No segundo dia, o momento de maior importância numa Conferência - "a apresentação dos grupos de trabalho", com questionamentos e propostas que devem e precisam ser apreciadas e acolhidas com muita atenção pelo Governo Municipal e suas Secretarias. Entre tantas e boas propostas, destaco: * Questão da acessibilidade às escolas e dentro delas, como também aos prédios públicos; * Realização de Conferência Municipal Juvenil; * Eleição de diretores das escolas públicas; * Promoção para a criação de Grêmios Estudantis nas Escolas Municipais; * Maior e efetivo intercâmbio entre a Educação e as demais Secretarias e Órgãos de Governo – Conselho Tutelar/Escola, Cultura e Esportes/Escola, Saúde/Escola; * Acompanhamento dos alunos da Rede Pública Municipal por profissionais da área de psicologia e fonoaudiologia; * Após análise do rendimento escolar dos alunos, foi detectado fraco desempenho nos estudos e grande índice de repetência dos alunos atendidos pelo programa “Bolsa Família” (bolsa escola). Como proposta, criar mecanismos de controle e de promoção da melhoria do desempenho destes alunos na escola, exigindo como contrapartida para o recebimento do benefício um aproveitamento acima de 60%, que naturalmente levarão ao maior compromisso e envolvimento dos familiares com o acompanhamento de seus filhos e a conseqüente aprovação desses alunos; * Criar e investir em mecanismos que estimulem a participação e o envolvimento dos pais com a escola. Notada por muitos conferencistas, a ausência de vereadores no principal momento da Conferência - as apresentações dos grupos de trabalho - com excelentes propostas para o debate e para o aprimoramento da educação em nosso Município. Faz-se necessária maior atenção dos mesmos para a grandeza e importância de eventos como este, especialmente - no caso desta Conferência - os integrantes da Comissão de Educação. Que haja da parte dos mesmos, uma reflexão sobre este fato. Pois é! Perderam outro grande momento do segundo dia da Conferência, que foi o “Relato de Experiências” de aluno e ex-aluna da EJA – Educação de Jovens e Adultos - Joel e Janete: Joel, dando um belo testemunho do "resgate de sua cidadania após os 40 anos de idade" e Janete, que sintetizou toda sua emoção numa simples frase: “graças a EJA, hoje sou respeitada. Eu conquistei o respeito”.
Homenagem a Professora e palestrante Margarida Salomão.
Também no segundo dia, aconteceram duas excelentes palestras. A primeira, "Direitos e Deveres da Criança e do Adolescente", apresentada pela Dra. Flávia Maria Carpanez de Melo, Promotora Pública de nossa Comarca. Encerrando a Conferência de forma brilhante, a Prof.ª Margarida Martins Salomão – UFJF/MG apresentou sua palestra com o Tema: "A Educação e o Mundo do Trabalho", apresentando propostas de reformulação, adequação e de transformação dos métodos de ensino em novos tempos.Tive a honra de ser homenageado por minha presença ativa e participativa (como cidadão) em toda a Conferência recebendo uma bela obra de arte confeccionada pelas crianças, alunos da Escola Dr. Matheus. "Obrigado pelo prêmio à cidadania".
Como não ficar feliz com tamanha homenagem? O belo quadro já está na parede de minha sala.
Todos os palestrantes e homenageados também foram contemplados com as belas obras de arte confeccionadas pelos alunos da Escola Municipal Dr. Matheus. Quero destacar - dentro de todo este bem estruturado Sistema Municipal de Educação - o maravilhoso trabalho realizado naquela que, em minha opinião, é a maior conquista de nosso Município, “a educação em tempo integral da Escola Municipal Dr. Matheus Monteiro da Silva”. Destaco o trabalho da Diretora Patrícia Oliveira Guarnieri e de todo o Corpo Docente, de “todos os artistas que ensinam e criam artistas, esta, a mais bela de todas as obras de arte”. Portanto, parabéns a Thaíse de Matos e a todos os demais artistas daquela escola, onde incluo também todos os Professores de nosso Município, “artistas que ensinam e criam artistas”. Parabéns a todos!
Patrícia Guarnieri, Diretora da Escola Municipal Dr. Matheus, na apresentação "A Escola de Tempo Integral".
A construção... O segredo da construção!
Fica aqui meus sinceros agradecimentos ao convite da Secretaria de Educação para participar de mais essa grande experiência. Obrigado! Parabenizo a toda a equipe organizadora, principais responsáveis pelo sucesso do evento, aos alunos, aos professores, diretores e demais funcionários da rede municipal, da rede estadual e particular de ensino.
Secretária Municipal de Educação Maria do Rosário.
Parabenizo também, e de forma especial, a Secretária de Educação Maria do Rosário Marques Agrelli, a mentora intelectual, que preparou e liderou a equipe na organização deste grande evento mesmo enfrentando problemas de ordem pessoal, superando todas as dificuldades se fazendo presente em praticamente toda a Conferência.

Um comentário:

  1. Eu, em nome de toda a Escola Municipal Dr. Matheus Monteiro da Silva, agradeço as belas palavras ditas sobre o nosso trabalho e toda a atenção de Amrildo Mayrink. O seu trabalho é muito importante para todos de nossa cidade. Você faz a diferença no crescimento e divulgação do nosso município. Parabéns pela coragem, luta e perseverança. Patrícia Oliveira Guarnieri.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...